Ano sabático: o que é, significado definição e conceito

A ideia de tirar um tempo para se dedicar a projetos de vida que são impossíveis dentro da rotina profissional, em meio a toda a correria de trabalho, é interessante e pode ser o desejo de muitas pessoas.

Esse período longe do trabalho para realização de outros projetos e planos é chamado de ano sabático.

O que é Ano Sabático?

O conceito de ano sabático é muito simples e consiste em um período de 12 meses em que uma pessoa se afasta de suas atividades profissionais para se dedicar a algum projeto pessoal e de vida, como viagens, cursos etc.

O significado literal da palavra “sabático”, segundo o dicionário é: “período de tempo em que alguma atividade regular laboral é interrompida”. Porém, o ano sabático não é considerado como simples férias.

Além da diferença de duração, sendo as férias um período de 30 dias e o ano sabático 365 dias, a diferença principal está no objetivo desse tempo livre.

Nas férias, a prioridade é o descanso, viagens de turismo, tempo com a família, enfim, atividades mais comuns e sem grande propósito de crescimento pessoal. Já o ano sabático, visa um objetivo maior, a concretização de planos e sonhos que têm como prioridade a evolução individual.

Muitas empresas, inclusive, incentivam que seus funcionários tirem um ano sabático, mesmo que esse tipo de “licença” não esteja previsto nas leis trabalhistas. Tudo vai depender, é claro, do plano do funcionário para esse período afastado.

Por que tirar um ano sabático?

Na sociedade atual, vivemos uma cultura que condena o ócio e supervaloriza a produtividade humana e a capacidade de um indivíduo trabalhar sem parar. Em nossa cultura, o sucesso de uma pessoa está diretamente relacionado ao trabalho e ao acúmulo de dinheiro.

Por esse motivo, o ano sabático ainda é muito malvisto pela maioria das pessoas. Acredita-se que esse período de “licença” das atividades profissionais é uma grande perda de tempo, um sinal de preguiça e irresponsabilidade, como se fossem férias prolongadas.

Porém, o motivo para que alguém tire um ano sabático, muitas vezes, não é insatisfação com o emprego, stress, doença, preguiça, ou o desejo de dormir por 12 meses seguidos. O objetivo do ano sabático é investir tempo e energia no crescimento e evolução pessoais.

Longas viagens para aprender novos idiomas e conhecer culturas diferentes, cursos no exterior ou de pós graduação, viver novas experiências, fazer mudanças importantes no estilo de vida, enfim! Muitas são as formas de viver o ano sabático, porém todas têm como foco o avanço individual.