MBA: o que é, significado, conceito e definição

O que é MBA?

MBA é a sigla para a expressão Mestrado em Administração de Negócios ou do inglês Master Business Administration. O termo designa um grau acadêmico de pós-graduação que é concedido a administradores que atuam na área de gestão de empresas. Embora MBA seja reconhecido com o nível de mestrado, em muitos países, no Brasil e em Portugal é diferente.

Aqui, o MBA se enquadra na categoria de especialização, em outras palavras, uma Pós-graduação Lato Sensu. Por isso, quem conclui um curso de MBA, portanto, não recebe o título de mestre. No país, é a Resolução CNE/CES nº 1, de 3 de abril de 2001 que define a diferença entre as duas modalidades de pós-graduação.

No artigo sexto da resolução, os cursos de MBA estão conceituados como “cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos por instituições de ensino superior ou por instituições especialmente credenciadas para atuarem nesse nível educacional independem de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento e devem atender ao disposto nesta Resolução”.

Hoje em dia, são inúmeras as instituições de ensino que oferecem diferentes modalidades de cursos MBA para quem deseja se especializar na área. Além disso, é possível encontrar esse tipo de especialização com foco em muitas áreas subjacentes à administração. Entre elas, estão Logística; Gestão da Tecnologia da Informação; Gestão de Pessoas; Controladoria; Gestão Estratégia de Negócios; Gestão de Projetos; Finanças Corporativas; Marketing e Vendas; e Gestão Pública.

Outros cursos de MBA são MBA Executivo; Finanças; Gestão Comercial; Gestão Empresarial; Projetos; Marketing; Recursos Humanos; Comércio Exterior; e Saúde. Alguns dos cursos servem mais para administradores recém-formados e outros são direcionados para executivos com carreira sólida. É importante conhecer a grade curricular do curso antes de escolher por qual optar.