Trabalho em equipe: o que é, significado, conceito e definição

O que é Trabalho em Equipe?

Trabalho em equipe é uma maneira de atuação em grupo, com objetivo em comum e com mútua colaboração. O termo é empregado, principalmente, no âmbito profissional, quando se pede a colaboração de todos os envolvidos para que juntos cheguem com mais facilidade, eficiência e rapidez ao objetivo definido.

No entanto, se pode usar a expressão trabalho em equipe em muitas outras situações, como na sala de aula, quando um grupo de alunos vai realizar uma tarefa, ou mesmo nas relações familiares, quando os membros de um núcleo familiar se unem para a realização de uma atividade pré-definida. Mesmo amigos podem fazer um trabalho em equipe quando se propõem a realizar uma tarefa juntos.

O trabalho em equipe é exigido em muitas empresas e demais ambientes de forma continua. No entanto, também pode ser solicitado quando se propõe um esforço coletivo que tem como meta resolver um problema ou empasse, em curto prazo. O termo pode ser usado ainda, se forma abstrata, como atributo de um grupo que atua de forma unida.

Quando se fala em trabalho de equipe, se faz referência, em especial, aos times esportivos, que precisam da equipe para fazer o seu trabalho de forma correta, ou seja, ganharem uma competição e se destacarem no seu âmbito de atuação. Sabe-se que um trabalho em grupo alcança os objetivos propostos quando existe a troca de conhecimento, com cada integrante fazendo a sua parte, mas pensando no coletivo, trabalhando igualmente sem brigas.

Para evitar desentendimentos, já que um trabalho em equipe consiste em diferentes cabeças pensantes, se faz uso do diálogo para resolver impasses e chegar a um consenso.