Sushi: conheça o significado e a história dessa iguaria japonesa

O sushi é, provavelmente, o prato mais popular da culinária japonesa. Ele consiste em um bolinho feito de arroz cozido e temperado e recheado de peixe usualmente cru, vegetais, ovo ou frutos do mar.

O bolinho de arroz denominado sushi pode ser envolto por uma fina camada de alga comestível, chamada nori, ou não. Ele pode ser consumido acompanhado de diversos condimentos, os mais comuns são: molho de soja (shoyu), wasabi e gengibre.

Sushi: uma breve história

O nome sushi tem origem na língua japonesa arcaica e a palavra significa “azedo”. A iguaria feita de arroz recebeu esse nome, pois surgiu de uma técnica da culinária oriental baseada na conservação de peixe envolto em arroz. Esse processo resultava em uma reação de fermentação e que dava ao peixe um gosto avinagrado, portanto, azedo.

Com o passar o tempo, a técnica evoluiu e se modificou até tornar-se o que conhecemos hoje como sushi. A forma do sushi moderno surgiu por volta do ano 1827, no local onde hoje fica Tóquio.

Segundo a tradição japonesa, o sushi deve ser comido com hashi, ou seja, com pequenos pauzinhos de bambu ou outro material. Caso não seja utilizado o hashi, deve-se consumir o sushi com as mãos.

Conforme se espalhou pelo mundo, o sushi ganhou não somente popularidade, como novas receitas e interpretações. Hoje vemos sushis dos mais variados tipos, com diferentes recheios, temperos e condimentos.

O sushi é um alimento prático, saudável e delicioso!