Ética profissional: o que é, significado, conceito e definição

O que é Ética Profissional?

A expressão ética profissional é usada para definir a forma como se deve atuar no ambiente de trabalho. Enquanto ética se refere aos valores morais e princípios ideais de acordo com um determinado grupo, profissional está associado à profissão, que é remunerado pela atividade exercida.

Portanto, pode-se dizer que a ética profissional é um conjunto de atitudes e valores que devem ser aplicados no ambiente de trabalho. Embora dentro de uma sociedade exista uma consciência coletiva a cerca dos valores que regem a ética profissional, dentro de empresas a sua diretoria pode definir com mais exatidão o que se espera como ética profissional de seus colaboradores.

Além disso, muitas profissões têm o seu código de conduta, o qual é proferido durante a cerimônia de graduação, por exemplo, quando todos os graduandos declaram em voz alta o juramento. Nesse sentido, ética profissional está associada a uma ação reguladora no desempenho das funções.

O princípio mais importante da ética profissional é respeitar o seu semelhante na hora de desempenhar a sua profissão. O termo também está relacionado ao caráter normativo e até jurídico que regulamenta as profissões, por meio de estatutos e códigos específicos.

Na prática, a ética profissional é fundamental para que sejam exercidas as atividades de forma correta a fim de proporcionar o melhor funcionamento da empresa e das relações interpessoais em uma organização, seja pública ou privada. Assim, associa-se a ética profissional ao ambiente agradável de trabalhar, com harmonia e respeito, e confiança entre os funcionários.

Outros exemplos são trabalhar em equipe, respeitar as hierarquias, socializar o conhecimento, crescimento profissional sem prejudicar os demais e, em especial, respeitar as normas impostas pela empresa.