Aptidão física: o que é, significado, definição e conceito

O que é aptidão física

Os seres humanos desenvolveram e aprimoraram diversas habilidades ao longo da evolução da humanidade. Dentre essas habilidades, os humanos conseguiram aprimorar sua aptidão física, ou seja, melhoraram a capacidade de praticar atividades físicas em segurança.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a aptidão física como a capacidade de realizar atividade física de maneira satisfatória. Dessa forma, saber como ela se aplica ao seu próprio corpo evita o risco de desenvolver problemas de saúde ou de se lesionar.

Além disso, a aptidão física está relacionada à vitalidade e a energia que um indivíduo tem, podendo definir se ele possui vigor e dinamismo para realizar determinadas atividades que exijam esforço físico.

Para determinar se uma pessoa possui a aptidão física, um profissional da saúde deve a avaliar através de uma série de exames.

Qual é a função do teste de aptidão física?

Para a realização de atividades que exigem um certo esforço físico, é necessário realizar uma avaliação que indicará se um indivíduo possui a aptidão física necessária para praticar atividades físicas moderadas e exigentes.

O teste é realizado por um profissional da saúde, que fará uma análise de alguns aspectos através de diversos exames. 

As duas abordagens da aptidão física no teste

A aptidão física está ligada à garantia de uma melhor qualidade de vida, bem-estar e saúde. Por isso, a realização do teste é de extrema importância. 

Esse teste considera duas abordagens: o da saúde e o das habilidades físicas.

Do ponto de vista da saúde, para determinar a aptidão física de um indivíduo é preciso avaliar as variáveis fisiológicas, sendo elas:

  • Nível de flexibilidade;
  • Tempo de resposta a estímulos físicos;
  • Potência;
  • Aeróbica máxima;
  • Força muscular;
  • Componentes da composição corporal.

Enquanto do ponto de vista das habilidades físicas, além de avaliar as características anteriores, ainda é preciso testar outras variáveis. Elas estão fortemente ligadas às práticas esportivas. Entre essas variáveis estão:

  • Equilíbrio;
  • Agilidade;
  • Coordenação motora;
  • Velocidade.

A abordagem da saúde pode ser melhorada com interferência humana, por meio da prática de exercícios e melhoria de hábitos. Enquanto isso, a abordagem das habilidades físicas está mais ligada a questões genéticas, portanto, é difícil de ser alterada.

Quando o teste é exigido?

Esse teste pode ser exigido em diversas situações. As entidades esportivas, como academias e clubes de futebol, por exemplo, pedem que a pessoa realize a avaliação de aptidão física antes de iniciar a prática de atividades.

Além da área de esportes, é muito comum que empresas peçam um atestado de aptidão física de seus funcionários antes de os admitirem como colaboradores. 

Em alguns concursos públicos, a apresentação desse documento é obrigatória, e os resultados insatisfatórios podem levar a eliminação.

Como está a sua aptidão física?

Para realizar tarefas cotidianas, como carregar caixas e sacolas ou subir vários lances de escada, precisamos utilizar um certo esforço. Assim, podemos perceber se nosso corpo fica exausto facilmente ao desempenhar essas atividades. 

Você encontra alguma dificuldade nesses momentos ou tem aptidão física necessária para isso? Escreva nos comentários!