Virtude: o que é, significado, conceito e definição

O que é Virtude?

Virtude é uma qualidade moral, que tem origem do latim virtus. Em outras palavras é a disposição para praticar o bem, porém, não se refere somente a uma característica ou aptidão, mas sim, é uma verdadeira inclinação a ter hábitos constantes que levam para o bem.

A virtude pode ser uma qualidade de um indivíduo ou mesmo de um grupo. Também é possível definir virtude como o conjunto de todas as qualidades fundamentais que integram o caráter de uma pessoa para que ela possa ser considera como boa, bondosa.

Aristóteles já se preocupava em definir o termo, sendo que definiu virtude como uma disposição adquirida de fazer o bem, sendo que ela pode ser ainda aperfeiçoada com o hábito. Para o indivíduo ser virtuoso, portanto, é necessário que ele tenha em sua personalidade uma série de qualidades inerentes à prática do bem, entre elas, estão justiça e prudência.

O conceito de virtude sempre esteve muito atrelado à doutrina da Igreja Católica, sendo para ela “uma disposição habitual e firme para fazer o bem”. Para o catolicismo, há dois tipos de virtudes: as teologais e as humanas. À primeira, referem-se fé, esperança e caridade, sendo elas fundamentais para que os homens possam viver em harmonia com o seu deus.

Já as virtudes humanas compreendem a prudência, justiça, fortaleza e temperança. Elas servem para regular os atos humanos, ordenar as paixões e guiar a conduta. Além disso, existem as sete virtudes, que funcionam como oposição ao sete pecados capitais. São elas, a castidade, generosidade, temperança, diligência, paciência, caridade e humildade.