Resiliência: o que é, significado, definição e conceito

Muitos não sabem o que significa a palavra resiliência. O termo parece ser bastante formal e passa a impressão de algo importante. Na verdade, se trata de algo bastante simples: Voltar ao normal, ao estado natural.

O termo é bastante utilizado na ecologia, mas também pode ser encontrado quando se fala de psicologia, física e até de administração.

O que é ser resiliente?

Você sabe o que é ser resiliente? Ser resiliente significa ser capaz de passar por uma adversidade e voltar ao estado considerado normal ou padrão. Por exemplo, uma pessoa que enfrenta alguma dificuldade no trabalho e consegue se adaptar a isso, resolver a situação, essa pessoa é resiliente.

A resiliência está diretamente ligada a flexibilidade e adaptação, a capacidade de se recompor e retornar ao estado natural. As pessoas podem ser resilientes, mas as plantas também o podem.

Características das pessoas resilientes

O que significa a palavra resiliência na psicologia? Está diretamente ligada a forma como as pessoas lidam com as mudanças e adversidades, a sua adaptação em relação a pressão e aos problemas da vida.

As principais características de pessoas resilientes são:

1. Alta capacidade de adaptação

As pessoas resilientes lidam bem com as mais variadas mudanças. Elas se adaptam facilmente e sabem que ficar parado e na sua “zona de conforto” não leva a lugar algum.

2. Otimismo, mesmo nas situações mais difíceis

O pensamento positivo e o otimismo diante das adversidades são comuns em quem é resiliente. Essas pessoas sabem que estão enfrentando um momento turbulento e que logo tudo vai se resolver da melhor maneira.

3. Desenvolvimento de emoções positivas

Mesmo nos piores momentos, essas pessoas desenvolvem emoções positivas e tiram o melhor de si.

4. Foco em aprendizado e lições de vida

As adversidades não são sinônimo de problemas sem solução. Para os resilientes, tudo o que acontece gera uma lição de vida, seja uma situação boa ou ruim.

5. Autoestima alta

Resilientes dificilmente se autodepreciam. Muito pelo contrário, sabem reconhecer suas qualidades e defeitos, e como podem utilizá-los em meio aos momentos difíceis.

6. Intuição e criatividade aguçada

A criatividade e a intuição são grandes aliadas de pessoas que se adaptam e conseguem voltar a seu estado normal rapidamente.

7. Buscam por melhoria contínua

Quem é resiliente sabe que não é perfeito e que deve estar o tempo todo buscando melhorar. A questão da adaptação entra aqui também.

8. Mantém amizades e relacionamentos saudáveis

Uma das formas mais práticas de enfrentar uma situação de mudança ou adversidade é contar com pessoas que lhe apoiem e deem bons conselhos. Os resilientes geralmente estão cercados de relacionamentos saudáveis.

9. Enfrentam os problemas e sabem se defender

Fugir dos problemas não leva a lugar nenhum. Quem busca pela resiliência sabe disso e enfrenta sem medo as adversidades. Sem contar que sabe se defender de qualquer pessoa mal-intencionada.

10. Sabem reconhecer seus limites

Todas as pessoas têm limites e é muito importante saber reconhecê-los. Assim você consegue enfrentar os contratempos a sua maneira e ao seu tempo. Logo voltando ao seu estado natural.

11. Aceitam que o sofrimento existe e lidam com ele

Sofrer em algum momento da vida é inevitável. Pessoas resilientes sabem disso, e assim como enfrentam seus problemas, elas também lidam com os sofrimentos, aprendendo a perdoar e tirar uma lição de tudo.

O que é resiliência ambiental?

Em relação ao meio ambiente, resiliência envolve a capacidade de plantas ou algum tipo de vida de se recuperar após alguma perturbação. Um alagamento, por exemplo.

O que é resiliência na Administração?

Na administração, resiliência está ligada a todo o processo de gestão de mudanças, a como os funcionários lidam com essa situação. Também tem a ver com medidas que são tomadas de forma a reduzir problemas diários e facilitar a adaptação de todos que trabalham em uma empresa.

O que é resiliência na física?

Na física, a palavra resiliência está relacionada a capacidade que um objeto tem de voltar ao normal após ser exposto a algum tipo de tensão, como aumento de temperatura ou pressão. Se o objeto em questão consegue retornar ao seu estado original, ele é resiliente.

Agora você já sabe o que significa a palavra resiliência e o que é ser resiliente.