Hip Hop: o que é, significado, definição e conceito

O Hip Hop não é apenas um gênero musical. Ele é uma cultura popular, surgida durante a década de 70 entre as comunidades afro-americanas, nas periferias de Nova Iorque. Sua principal forma de manifestação é por meio da música, pela qual se tornou popular e famosa, mas também aparece no grafite e na dança com bastante força. 

Não se sabe ao certo quem oficializou o Hip Hop enquanto gênero musical, e muitos músicos alegam terem o feito. No entanto, há indícios que ele teria se registrado pela primeira vez em 1979, após a gravação da música “Rapper’s Delight”, do grupo Sugarhill Gang. Já na década de 80, o movimento havia se tornando extremamente popular.

Significado de Hip Hop

Enquanto termos da Língua Inglesa, a palavra hip tem sentido de “o que está acontecendo nesse momento” e hop faz menção a um movimento de dança. Em conjunto, algumas traduções da expressão hip hop seria algo como “balançar os quadris”. 

A expressão Hip Hop também pode ser ainda o som do ritmo da marcha dos soldados que, de acordo com registros norte-americanos, era como o ritmo dos MCs soavam no palco.

Acompanhe esse texto para saber um pouco mais sobre a origem do Hip Hop e sua história no Brasil.

A origem e a história do Hip Hop

O nascimento do Hip Hop se deu em um contexto sociopolítico de violência urbana excessiva e alta taxa de criminalidade. Esses fatores marcavam as comunidades de origem africana, caribenha e latina dos subúrbios do estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos, ao longo da década de 70.

Para se divertir entre amigos, os jovens possuíam apenas as ruas da cidade, fazendo uso delas para se expressar por meio da música, da pintura, da poesia e da dança. Elas vinham carregados de manifestações e contestações sobre aquela realidade dura que eles enfrentavam.

Nesse contexto, no dia 11 de agosto do ano de 1973, um rapaz de 18 anos, chamado Clive Campbell, mais conhecido como DJ Kool Herc, se apresentou na festa de sua irmã. Utilizando trechos de instrumentos de variadas músicas, ele foi acompanhado pelas letras de seu amigo MC.

A importância do Hip Hop para a comunidade

O Hip Hop surgiu a partir daquela combinação do instrumental e das letras de rap. Ainda naquele ano, em 12 de novembro de 1973, surgiu a ONG Zulu Nation. Ela buscava promover essa cultura, uma vez que estava consciente que o movimento era uma forma de manter os jovens afastados do universo do crime e da violência.

A origem da ONG tem ligação com Lance Taylor, que enquanto DJ atendia pelo pseudônimo de Afrika Bambaataa, que liderava a banda Zulu Nation. O DJ foi o prercursor no uso do termo Hip Hop, além de ser o responsável por fornecer as bases técnicas e artísticas do movimento.

O trabalho da ONG de Bambaataa não se limitou apenas à promoção da cultura popular do Hip Hop. Nela também aconteciam palestras e aulas, nas quais assuntos como matemática, conhecimentos gerais, economias, prevenção de doenças e ciências eram lecionados para os jovens que frequentavam o espaço. 

As quatro bases do Hip Hop

Para Bambaataa, o Hip Hop possui quatro pilares básicos: o DJ, o MC, o break dance e o Graffitti. Por meio desses quatro pontos essenciais, o Hip Hop se tornou uma cultura popular inclusiva pela qual todos poderiam contribuir.

No Brasil, o movimento teve origem na década seguinte, quando o Hip Hop já havia estourado nos Estados Unidos. Continue lendo para saber quando e como a expressão cultural se popularizou em nosso país.

História do Hip Hop no Brasil

No Brasil, o berço do Hip Hop é a cidade de São Paulo da década de 1980. Naquele período ocorriam festas e encontros de jovens na rua 24 de Maio e no Metrô São Bento, onde diversos artistas famosos do gênero musical foram formados, como é o caso de Thaíde, DJ Hum, Rappin Hood e do grupo Racionais MCs. 

Contudo, contrário ao que ocorreu no país de origem do Hip Hop, os Estados Unidos, a expressão cultural se popularizou no Brasil, a princípio, por conta do break dance. O que marcou de vez a chegada do Hip Hop na cultura brasileira, foi o lançamento do disco Hip-Hop Cultura de Rua.

Popularização do Hip Hop

Depois de se estabelecer definitivamente na cultura dos Estados Unidos, não tardou para que o Hip Hop se popularizasse no restante do planeta. Um dos principais discos que marcaram essa ascensão mundial da cultura popular foi o Straight Outta Compton, do grupo N.W.A., lançado no ano de 1988. 

Após o sucesso desse disco, o cenário mundial se abriu para receber os sucessores desse movimento.

Você escuta muito Hip Hop?

Você já conhecia essas curiosidades sobre o Hip Hop? Sabe mais alguma?