Cidadania: o que é, significado, conceito e definição

O que é Cidadania?

Cidadania é uma palavra de origem do latim e deriva de civitas, ou seja, cidade. Porém, hoje em dia quando se fala em cidadania se refere ao conjunto de direitos e deveres que todos os integrantes de uma sociedade, os cidadãos, estão sujeitos. Esse significado está estreitamente ligado ao Direito, que percebe a cidadania como uma condição, a qual a pessoa está subordinada naturalmente ao ser membro de um Estado, o que lhe permite, portanto, participar da vida política.

Ao praticar a cidadania, o cidadão participa de forma direta ou indireta da constituição do governo e da sua administração intervindo na direção dos interesses públicos do Estado. Isso pode se dar por meio do voto, o que é um exemplo de praticar a cidadania de modo direto, ou ao concorrer a um cargo público, o que é um modo indireto.

Embora, nas últimas décadas tenha se falado muito da importância da cidadania no Brasil, o termo é antigo e tem origem na Grécia clássica. Naquela época, entretanto, a palavra recebia a mesma função que é empregada atualmente. Ou seja, cidadania já implicava em todas as decorrências de viver em sociedade.

Porém, cidadania também teve ao longo da sua história o seu significa ampliado, abrangendo os valores sociais que determinam o conjunto de deveres e direitos de um cidadão. Quando se fala em praticar a cidadania, ser um cidadão, além de votar, o que no Brasil é uma obrigação, outros exemplos de cidadania são: alistamento militar para homens, seguir as regras de trânsito, respeitar a todos, defender a justiça social e agir ecologicamente.