Absenteísmo: o que é, significado, conceito e definição

O que é Absenteísmo?

Absenteísmo é uma palavra usada para definir a ausência de estudantes ou de trabalhadores em seus respectivos locais de atuação, ou seja, na escola ou similar e no emprego, respectivamente. O termo é usado independente do motivo, se por atraso, ou por qualquer outra causa.

A palavra está associada à abstenção, a qual é mais comum de ser ouvida ou mesmo utilizada. Em geral, abstenção aparece quando se refere à porcentagem de pessoas que não participaram de concursos públicos ou de provas de vestibular, embora tenham feito a sua inscrição. No entanto, nesses casos, como é proibido por lei entrar na sala depois do horário, aqui, abstenção limita-se à ausência do indivíduo e não ao seu atraso.

A palavra também é usada para identificar o número de eleitores que não foram às urnas votar nos períodos eleitorais. No mundo do trabalho, os atrasos também podem ser considerados absenteísmos. Por outro lado, uma palavra que representa o seu oposto é presença, ambos os termos estão relacionados com o tempo em que o funcionário está no local de trabalho.

Ausentismo, menos popular ainda, é um sinônimo para absenteísmo, também pode designar o tempo de trabalho perdido quando os empregados não vão ao local de trabalho. Em locais que descontam do salário do funcionário as horas de ausência, pode-se adotar um cálculo desenvolvido pela Bureau of National Affairs (BNA).

O absenteísmo, quando referido ao ambiente de trabalho, já foi motivo de estudo. Foram constatados que entre as suas causas está capacidade profissional dos empregados, motivação para a atividade e outros aspectos externos e internos. Para que os trabalhadores sejam mais assíduos, algumas alternativas são promover recompensas e punições ao absenteísmo.