Bandeira da china: conheça o significado a história

O significado e a história da bandeira da China

Uma bandeira é um símbolo importante de uma nação, pois, ela carrega consigo uma mensagem, geralmente política, pela qual o país quer ser lembrado. Portanto, as bandeiras passam por diversas adaptações para se adequar e dar significado ao momento que a nação está vivendo, ou viveu.

A bandeira da China é um dos símbolos mais reconhecido por toda a esfera mundial. Isso ocorre porque a China, ou a República Popular da China, possui a segunda maior economia do planeta. Além de ser o país mais populoso, ela está presente em organizações como a OMC e o BRICS. O país possui particularidades e tradições ricas que também contribuem para seu reconhecimento. 

Por isso, é importante saber a história e o significado por trás da reverente bandeira da China. Continue acompanhando o texto para descobrir.

Qual é o significado dos elementos da bandeira da China?

A bandeira da China possui um fundo vermelho e uma estrela amarela grande com quatro estrelas amarelas pequenas ao lado dela, no canto superior esquerdo. A bandeira remete à antiga bandeira da União Soviética, através de suas cores e posição dos símbolos, fazendo uma analogia ao Partido Comunista, o mesmo partido que está no comando da China.

O vermelho no fundo da bandeira simboliza a Revolução Comunista ocorrida na China entre os anos de 1945 e 1952. Já o amarelo das estrelas simboliza o solo chinês quando está iluminado pelo sol, que significa que o território tem produtividade. Além disso, a estrela maior simboliza o Partido Comunista Chinês (PCC). 

Os dois significados das quatro estrelas

As estrelas menores não possuem um simbolismo oficial, mas existem duas possibilidades: a primeira é que elas representem a obediência e a reverência da população chinesa ao PCC. 

Já a segunda versão, que é mais popular, diz que as quatro estrelas da bandeira da China simbolizam às classes designadas por Mao Tsé-Tung. Elas são: o proletariado, a burguesia urbana, o camponês e a burguesia rural. Essas classes foram definidas pelo líder da revolução comunista e fundador do PCC.

Contudo, você sabia que a China teve outras bandeiras antes dessa? Continue lendo o texto para conhecê-las!

Histórico da bandeira da China

Entre os anos de 1890 e 1912, a bandeira da China estampava, um dragão e um sol vermelho em frente a um fundo amarelo. Essa versão da bandeira foi criada durante o Império, na Dinastia Qing, que antecedeu a chegada da república ao país.

Em 1912 a bandeira foi alterada após a Revolução Xinhai, que instaurou a primeira República Chinesa. Essa versão possuía cinco listras horizontais que era, respectivamente, vermelha, amarela, azul, branca e preta.

A terceira versão da bandeira chinesa tem um fundo vermelho e um retângulo azul no canto superior esquerdo, dentro da qual há um sol branco com 12 raios. Ainda utilizada por Taiwan, essa bandeira foi instaurada em 1928 durante o período da República da China. 

A atual versão da bandeira da China foi instaurada em 27 de setembro de 1949, após a Guerra Civil ocorrida no país durante a Revolução Comunista.

Você já conhecia os significados desse símbolo importante?

Você já conhecia a história e o significado da bandeira da China? Como símbolo do país, ela diz muito sobre sua história e sua nação. Você conhece a história e o simbolismo de outras bandeiras nacionais? Escreva nos comentários!