Budget: o que é, significado, conceito e definição

O que é Budget?

Budget é uma expressão quantitativa da língua inglesa que significa orçamento na língua portuguesa. Geralmente o budget contempla um plano em um determinado período que pode ser anual, quadrimestral, trimestral, bimestral e etc.

Um budget pode incluir variáveis como: volume de vendas, quantidade de recursos, despesas, custos, propriedades, patrimônio, fluxo de caixa e outras, sendo utilizado geralmente por empresas que pretendem planejar suas ações no futuro, almejando determinados objetivos definidos pelos seus acionistas.

Criar um budget é um exercício interessante para gestores de negócios e gerentes de áreas, pois estes passam a exercitar a antecipação de cenários considerando problemas que devem ser resolvidos no futuro.

Já o forecast é a avaliação da realidade que se apresentou depois da definição do budget, ou seja, o que realmente foi gasto e realizado em termos de recebíveis e quaisquer outros parâmetros definidos pela organização. O forecast ajuda a entender o panorama atual e pode representar um novo rumo de estratégia para a empresa.

Hoje, existem sistemas de computador especializados na criação de budgets para as mais diversas necessidades.