Business: o que é, significado, definição e conceito

Business é um termo que vem do inglês, mas acabou sendo adotado no dia a dia da maioria das pessoas. Significa negócio ou negócios. Pode estar ligada a uma empresa específica ou a todo um mercado.

Dentro do marketing, a palavra business é muito utilizada. É comum ver alguém falando sobre B2B, B2C ou Business Intelligence. Como em geral business quer dizer negócio, vamos explicar abaixo algumas expressões comuns que usam este termo:

Expressões e seus significados

Abaixo conheça o significado de algumas expressões comuns que utilizam a palavra business:

1. Business-to-business (B2B)

Business-to-business é uma expressão comumente utilizada no marketing para designar a compra e venda de produtos e serviços realizada entre duas empresas. Por exemplo, quando uma empresa compra peças com um fornecedor – que é outra empresa – está acontecendo o B2B.

2. Business-to-consumer (B2C)

O Business-to-consumer ou B2C também é outra expressão corriqueira de quem trabalha com marketing. Significa a ação de compra e venda entre uma empresa e uma pessoa física, um consumidor comum. Então quando você vai a uma loja e compra algo que precisa, está ocorrendo o B2C.

3. E-business

E-business é um termo bastante simples, como você sabe, o “e” na frente indica algo online, como no caso de e-commerce.

Muitas pessoas confundem os dois termos, mas na verdade o e-commerce é uma das ferramentas do e-business. O E-business é um negócio que funciona na internet, mas utiliza processos digitais em tudo, não apenas na venda para seus clientes.

4. Business intelligence 

Business intelelligence é um processo adotado pela grande maioria das empresas, no qual são coletados dados, sendo posteriormente analisados e tomadas ações com base neles, para continuar monitorando o que acontece com a empresa a partir destas decisões.

Ou seja, seria tomar decisões importantes para a empresa tendo como base dados concretos e não apenas a intuição dos líderes ou donos do negócio.

5. Show business

Show business está ligado ao mercado do entretenimento. É uma indústria que abrange o teatro, a música, o cinema e até as produções para TV ou streamings. Inclui não apenas os atores e cantores como também os produtores, compositores, empresários e roteiristas.

O principal objetivo do show business é a obtenção de lucro a partir do reconhecimento das pessoas, em relação artista que está sendo lançado. Ou seja, é um negócio, pois existe o processo de comprar e vender, além do investimento de dinheiro.

6. Business development

Business development envolve várias coisas, como vendas e parcerias, mas para facilitar o entendimento foi resumido na ideia de criar valor em longo prazo. Os envolvidos nisso são uma organização e os clientes, a forma como se relacionam é que pode criar valor em longo prazo.

O BD trabalha junto com o BI, já que pode ser uma estratégia para fidelizar antigos clientes ou conquistar novos e assim criar oportunidades de crescimento para uma empresa.

7. Core business

Significa núcleo de negócio, a parte mais importante de uma empresa, a qual deve ser trabalhada para desenvolvê-la e alcançar seus objetivos. Sua ideia é encontrar vantagem competitiva e assim traçar estratégias que vão permitir que seu negócio cresça.

8. Business partner

O Business partner é bem fácil de definir, inclusive é só traduzir a expressão. Se trata de um parceiro de negócios. Uma empresa com a qual se tem uma aliança.

Agora você já sabe o que significa business e conhece algumas de suas variações que são muito importantes!