SSID: entenda o que é e para que serve o service set identifier

A sigla SSID é uma sigla do inglês que corresponde a “servic set identifier”, termo que pode ser traduzido para o português como “identificador do conjunto de servidor”. Em palavras simples, podemos entender que o SSID é o nome dado a uma rede sem fio.

O que é de SSID?

Quando precisamos conectar algum dispositivo, como celulares, computadores, tablets ou aparelhos de televisão, em uma rede WiFi, é necessário que saibamos o nome dessa rede. O SSID nada mais é do que esse nome.

De maneira geral, quando ativamos o WiFi de qualquer dispositivo, temos acesso a uma lista de redes sem fio para escolhermos a qual delas queremos nos conectar. O nome de cada rede dessa lista é o SSID dela, é uma forma de diferenciarmos as redes e identificar aquela que desejamos acessar.

Personalizando o SSID de uma rede sem fio

Todo roteador que funciona como origem do sinal da rede sem fio possui um SSID padrão e original de fábrica. No entanto, para que o usuário identifique a rede com maior facilidade e para que a segurança da rede seja maior, é possível alterar o SSID para um nome personalizado.

Usualmente, o SSID pode conter até 32 caracteres e o nome pode contar com letras maiúsculas e minúsculas, que são diferenciadas pelo sistema. Assim, uma rede de nome “Casa” é entendida como diferente de uma chamada “casa”.

Ainda que a rede WiFi tenha mais de um ponto de acesso, ou seja, possua pontos de redistribuição de sinal para amplificação do alcance do roteador, todos esses pontos utilizarão o mesmo SSID. Isso ocorre porque eles distribuem o sinal de uma mesma origem, todos são parte da mesma rede.

SSID oculto

Caso você deseje, é possível configurar o seu roteador para que a sua rede sem fio não seja vista nas listas de rede disponíveis. Desta forma, pessoas que não conhecem o SSID correto da rede, não podem encontrá-la. É uma excelente forma de evitar invasores em sua rede!

O SSID oculto tem como principal função o aumento da segurança, uma vez que impede que uma pessoa desconhecida descubra a sua rede e tente acessá-la com diversas tentativas de senha.

Para acessar um SSID oculto, o usuário deve saber o nome da rede, incluindo a disposição correta das letras maiúsculas e minúsculas. Então, ele deve inserir o nome e a senha da rede para obter acesso.

Cada roteador possui uma forma de ocultar o SSID, as instruções específicas de como fazer isso podem ser encontradas nos manuais de instrução de cada um. Procure pelas funções de “broadcast” ou “difusão do nome da rede” no manual do seu equipamento.