Rosa dos ventos: o que é, significado, definição e conceito

A Rosa dos ventos é um instrumento de localização e orientação cartográfica muito utilizada por embarcações. O equipamento consiste, de modo geral, em uma imagem com pontas que se assemelham ao formato de uma flor e indicam a direção dos pontos cardeais, colaterais e subcolaterais. Dessa forma, ela consegue indicar com precisão a localização de uma navegação ou embarcação.

A rosa dos ventos é comumente vista em mapas e cartas de navegação, mas ela também costuma aparecer em locais públicos como forma de orientar os pedestres. 

Origem e história da Rosa dos Ventos

A Rosa dos Ventos acompanha a humanidade há séculos e sua origem remonta ao século XIV. Inicialmente, a rosa dos ventos, como o próprio nome sugere, estava mais relacionada com a direção dos ventos do que com os ponto cardeais em si. Eram considerados nesse período quatro ventos principais – Bóreas, Nótus, Zéfiro e Apeliotes – contudo, havia ainda outros oito ventos secundários e mais 16 ventos complementares.

A Rosa dos ventos, wind rose em inglês, era um dos principais instrumentos de geolocalização da época e fundamental para indicar com o máximo de precisão uma determinada rota, visto que qualquer mínimo desvio inicial poderia representar um desvio cada vez maior a medida que a distância ia aumentando. 

Rosa dos Ventos e os pontos cardeais

A Rosa dos ventos possui quatro direções principais, também conhecidas como pontos cardeais, e doze pontos intermediários, chamados também de pontos colaterais e subcolaterais. Veja abaixo cada um deles:

  • Pontos cardeais: Norte (N), Sul (S), Leste (E) e Oeste (W).
  • Pontos Colaterais: Nordeste (NE), Sudeste (SE), Noroeste (NW) e Sudoeste (SW).
  • Pontos Subcolaterais: nor-nordeste (NNE), nor-noroeste (NNW), sul-sudeste (SSE), sul-sudoeste (SSW), lés-nordeste (ENE), lés-sudeste (ESE), oés-sudeste (WSE) e oés-sudoeste (WSW).

Nem todas as rosas dos ventos apresentam todos os pontos citados acima, algumas trazem apenas os quatro pontos principais. 

Como usar a Rosa dos ventos?

A Rosa dos ventos indica a direção espacial e a principal referência é o ponto N, ou seja, o norte. Ao determinar para onde aponta o N é possível descobrir os demais pontos. O lado oposto ao N traz o S, ou sul, o lado esquerdo aponta para o O, ou oeste, enquanto o direito marca o L, ou leste. 

Tatuagem Rosa dos ventos e o significado

Quem deseja imprimir na própria pele uma rosa dos ventos precisa conhecer melhor o significado e o simbolismo dessa figura. A Rosa dos ventos representa o desejo de alcançar novos horizontes, novas direções na vida. Está ligada também ao desejo de sempre buscar coisas novas e simboliza um espirito aventureiro, em constante estado de mudança e transformação.