Beijo na testa: o que é, significado, conceito e definição

Existem várias formas de demonstrar carinho a alguém que você ama e uma delas é através do beijo na testa, que pode ser dado tanto em um familiar, quanto em um amigo ou namorado(a). O significado de beijo na testa está ligado a uma forma não verbal de transmitir o que você sente em relação a outra pessoa.

Beijo na testa entre pessoas da mesma família

Quando o beijo na testa é dado por algum familiar, é um sinal de carinho e preocupação. O mais comum é ver uma mãe ou pai demonstrar seu amor dessa forma com seus filhos, antes de dormir ou quando vão deixá-los na escola. Cuidado e proteção também são representados através deste beijo.

Se o beijo é dado pelos filhos nos pais, a demonstração está ligada a proximidade, desejo de continuar com fortes vínculos com esta pessoa, além de respeito pelos progenitores ou responsáveis. Afinal, mesmo que não sejam filhos de sangue, amam e respeitam aqueles que cuidam deles e representam a figura do pai e da mãe.

Beijo na testa entre casal

O beijo na testa, quando ocorre entre um casal representa a união entre os parceiros, além da fidelidade e do respeito. Diferente de um beijo na boca, não tem nenhuma intenção sexual, a ideia é demonstrar carinho e mostrar o quando aquela pessoa é especial e faz com que você deseje estar sempre ao lado dela.

Apreciação e proteção também estão ligadas a este tipo de beijo, quando acontece entre um casal que está envolvido emocionalmente. É visto inclusive como um sinal de romantismo e algumas pessoas apreciam muito o gesto.

Beijo na testa em outras culturas

Em outras culturas, o beijo na testa também aparece. Na maioria dos casos possui o mesmo significado que conhecemos: afeição, carinho, amor e respeito. Existem exceções. Pode ser uma forma de cumprimentar (da mesma forma que o aperto de mão ou o beijo na bochecha é comum para nós).

Na Coreia, o beijo na testa é uma forma de dar boas vindas a alguém que esteve longe por muito tempo e assim mostrar o quanto sua volta é comemorada e foi esperada.

Beijo na testa na religião

Algumas religiões utilizam o beijo na testa como uma forma de demonstrar o amor de uma divindade em relação a seus fiéis ou que aquele que acredita em determinada religião é bem-vindo e será acolhido junto ao grupo religioso.

Benefícios do beijo na testa

Você já conseguiu perceber o quanto o beijo na testa pode ser positivo, agora que tal conhecer alguns dos seus principais benefícios? Confira:

1. Relaxa e aumenta a autoestima

Quando você beija alguém na testa – ou recebe um beijo nesta parte do corpo – isso faz você se sentir melhor, ajuda a relaxar e até contribuiu para aumentar a autoestima.

2. Forma de demonstrar carinho

Ao amar outra pessoa, você está sempre em busca de formas de demonstrar o que sente através de algo que vá além das palavras. O beijo na testa é uma linda maneira de fazer isso.

3. Reduz a ansiedade e a depressão

Alguns estudos dizem que dar ou receber um beijo na testa ajuda a diminuir os sintomas da ansiedade e da depressão. Provavelmente porque, ao demonstrar ou ganhar este tipo de carinho você estimula a produção dos chamados hormônios da felicidade (endorfinas).

4. Transmitir proteção

Quem nunca visitou os avós e ao chegar pediu a benção, recebendo um beijo na testa? Essa é uma tradição antiga e até hoje essa demonstração de carinho também é tida como uma forma de proteção. Pode ser recebida assim que você chega a um local ou quando vai embora.

5. Melhora da saúde emocional

Pode parecer simples, mas um beijo na testa tem um poder e tanto. Ele pode ajudar a melhorar a saúde emocional, facilitando a forma como você demonstra o que está sentindo.

6. Demonstração de profundo respeito

Aquele que dá um beijo na testa de outra pessoa tem muito respeito pela pessoa que está recebendo este presente. É um sinal de admiração. Existem exceções, mas na maioria dos casos, se alguém lhe deu um beijo na região do terceiro olho é porque lhe ama, respeita e aceita você como é.

Gostou de saber o que significa o beijo na testa? É uma linda forma de demonstrar seu carinho e admiração por outra pessoa, não concorda?!