LDRV: conheça a história e as eras do grupo do Facebook

Você sabe o que é LDRV? A sigla tem como significado Lana Del Rey Vevo e é um grupo criado no Facebook e que possui mais de 450 mil membros do Brasil inteiro.

O grupo LDRV, que em certas épocas já chegou a contar com mais de 1 milhão de membros, tem um perfil humorístico e tem como propósito o compartilhamento de experiências cotidianas entre as pessoas que fazem parte dele.

O Lana, forma como o grupo é chamado pelos membros, é um espaço dentro do Facebook que oferece a oportunidade de troca de experiências e histórias. O foco do grupo é sempre o humor e não problematizações e discussões polêmicas e filosóficas.

Siga a leitura para conhecer mais sobre o LDRV, o maior grupo existente no Facebook.

A história do LDRV

O grupo LDRV foi criado no ano de 2013 pelo farmacêutico Ananias Neto. Conhecido como Kaerre, o jovem nasceu no interior da Bahia e criou o grupo com o objetivo de postar memes e tirinhas que produzia sobre cantoras consideradas alternativas. Por isso o nome Lana Del Rey Vevo.

Kaerre costumava criar montagens e memes bem humorados sobre essas cantoras e postar em uma página própria. Como sempre recebia um bom retorno, ele decidiu criar um grupo para trocar esse conteúdo com outras pessoas e se divertir.

Em pouco tempo o LDRV cresceu exponencialmente e, hoje em dia, recebe postagens com conteúdo diversos, como desabafos, histórias de vida, pedidos de dica sobre algum assunto e tópicos sobre o cotidiano.

Segundo o fundador do LDRV, ele não esperava que o grupo fosse tomar as proporções que tomou. No início, o objetivo dele era somente compartilhar conteúdos bem humorados, entretanto, com o passar do tempo, Kaerre percebeu que se identificava com muitas pessoas presentes naquele espaço.

O sentimento de pertencimento e identificação entre os membros do grupo é o principal motivo de seu sucesso na rede social.

As diferentes eras do LDRV

Os subgrupos oficiais do LDRV são chamados de eras. Cada uma dessas eras é representada pela criação de um novo grupo com o objetivo de facilitar a moderação de postagens e solicitações.

Assim, quando o grupo (ou era) antigo toma proporções muito grandes e o número de postagens, comentários e solicitações fica insustentável para os moderadores, uma nova era é criada e os membros ativos do LDRV migram para um novo grupo. Os moderadores, então, arquivam a era anterior e ficam responsáveis apenas pela nova.

Todos os subgrupos do LDRV são fechados e secretos no Facebook, o que significa que somente pessoas com link podem solicitar a participação. Após fazerem a solicitação, um dos moderadores aceita o novo membro e, a partir de então, ele pode ler o conteúdo do grupo, fazer postagens e comentários.

A principal regra do LDRV é: “o que acontece no LDRV, morre no LDRV”. Isso significa que o que é postado no grupo não pode ser vazado ou divulgado em outros locais. A ideia é que o conteúdo seja secreto e mantido apenas dentro do grupo.

Caso os moderadores descubram que alguém vazou algo do LDRV, esse membro será removido.

As gírias do LDRV

O Lana tem um engajamento tão grande que seus membros se comunicam através de gírias e expressões próprias. Muitos memes foram criados dentro do LDRV e o humor do grupo alimenta a internet atualmente.

Confira a seguir as principais gírias e expressões usadas nas postagens e comentários do LDRV!

Tour

Qualquer publicação dentro do LDRV que faz sucesso e recebe bom engajamento é chamada de tour. O termo significa “turnê” em inglês e remete ao nome do grupo ser o nome de uma cantora. É comum que os membros postem uma tour com o começo de alguma história e, conforme ela se desenvolve, são postados updates do desfecho.

Embuste

A gíria embuste é usada para descrever uma pessoa que te faz sofrer, te ilude e que, no fim das contas, não te merece.

Atenta

O termo “atenta” é usado quando alguém quer acompanhar uma tour postada no grupo. Assim, essa pessoa comenta “atenta!” na postagem para que receba as notificações de quando ela for atualizada.

@

O termo arroba (@) é usado para se referir a alguém, sem citar o nome dessa pessoa. Assim, os membros do LDRV falam de pessoas de sua convivência, sem expor ninguém.

Que hino

A expressão “que hino!” é usada para falar sobre algo que é muito bom e incrível. É uma forma de elogiar algo, enaltecer alguma situação.