Insight: o que é, significado, conceito e definição

O que é Insight?

Insight é um termo da língua inglesa utilizado para descrever visão interna súbita, percepção ou entendimento de algo em uma determinada ocasião.

O insight é descrito como um acontecimento repentino, onde ele pode se dar em qualquer situação cotidiana, sugerindo a compreensão de um problema, solução e conhecimento. O insight, para alguns, esta diretamente ligado a capacidade da intuição e da perspicácia de cada indivíduo.

Uso do Insight na cultura Koan (zen)

A cultura Koan é uma tradição zen utilizada na Ásia na qual um professor pede a resolução de um problema complexo, ilógico e quase impossível de se resolver. Para resolver o problema o aluno deve se concentrar e separar-se do mundo racional para entender o questionamento que muitas vezes não tem o sentido literal da palavra.

Uso do Insight na Psicologia

O insight para a psicologia é um conceito importante que permite que o paciente tenha a compreensão dos fatos observado através de uma realidade mais ampla, ou até mesmo fatos que estão escondidos, fornecendo um apoio no reconhecimento das dificuldades emocionais.

O insight também esta relacionado com o autoconhecimento, que permite a compreensão das causas que motivam um determinado comportamento