Folclore: o que é, significado, conceito e definição

O que é Folclore?

Folclore é uma palavra de origem inglesa – folk, que significa “gente” ou “povo” e lore, que se traduz como conhecimento. Desse modo, ganha o conceito de tradição e usos populares, os quais são formados pelas costumes, que são passados de geração a geração.

Praticamente todos os povos dos quais se tem conhecimento possuem o seu próprio folclore, que a ele também estão incluídas as crenças, superstições, lendas, canções, provérbios, jogos, artesanato, danças, contos, brincadeiras infantis, religiosidade e mitos. Os idiomas e dialetos que pertencem a um grupo também fazem parte do seu folclore.

As festas são um exemplo de tradição que em muitos povos ocorrem até os dias de hoje como forma de permanecer presente na vida e na memória das pessoas os seus costumes mais remotos. Quanto à preservação do folclore nos dias de hoje, depende de cada grupo, sendo que alguns vivem eles diariamente e outros têm se afastado bastante do que os seus antepassados faziam.

Para a Unesco, folclore ganha o significado de cultura popular e nesse sentido é responsável por representar a identidade social de uma comunidade, seja por meio de suas criações culturais, coletivas ou individuais. Também considera o folclore parte fundamental da cultura de cada nação.

Com o passar dos séculos, o folclore de um povo também pode se modificar, ao receber influências de outras culturas que ocorrem através das migrações e mesmo por causa dos meios de comunicação. Os Irmãos Grimm e Herder são exemplos de estudiosos que resgataram o folclore de seu povo, no caso, da Alemanha, trazendo à tona a cultura popular como oposição à cultura erudita, cultivada pelas elites e pelas instituições oficiais.