Coaching: o que é, significado, conceito e definição

O que é Coaching?

A palavra coaching designa um tipo de serviço que é oferecido. Literalmente, pode ser traduzido como treinador. Dessa forma, o coach é o profissional que vende o seu serviço ao coachee – o cliente. A finalidade do serviço prestado é atingir um objetivo, conforme as habilidades do coach, que vai ajudar o seu cliente a traçar metas e ensinar as melhores maneiras de como alcançá-las.

O coaching é executado, portanto, através de reflexões acerca do tema em questão, análise das opções e uso de competências. Pode-se nesse sentido se aprimorar ou se adquirir novas aptidões. O coach ajuda o seu cliente, ainda, a reconhecer e superar fatores limitantes e pontos de fragilidade. O serviço pode ser prestado através de consultas, como sessões de aconselhamento.

Ao serviço de coaching são agregados, ainda, características como apoio, encorajamento e motivação. Pode-se usar ainda uma Ação e o Plano de Ação para o Coachee, as quais vão guiar o atendimento, a fim de aumentar as habilidades, conscientização de valores e maior controle emocional.

O mais comum, atualmente, é que o coach seja um profissional capacitado ao aconselhamento de questões relacionadas à carreira profissional de seus clientes, como o coaching executivo. Existem, inclusive, empresas que contratam esses profissionais para trabalhar junto a sua empresa, tanto para atuar ao seu lado, ajudando a ter as melhores escolhas, como para atuar junto aos seus funcionários.

No entanto, existem outras modalidades de coaching, como o pessoal ou de vida, de performance, para provas e concursos, amamentação e cuidados com o bebê, como conquistar uma mulher, afetivo e outros. Para tanto, é essencial que o coach seja um profissional com larga experiência no tema que irá treinar o seu cliente.