Motivação: o que é, significado, conceito e definição

O que é Motivação?

A palavra motivação vem do latim – moveres – mover, e em diferentes ciências possui significado similar. Em psicologia, etologia e outras ciências humanas, motivação designa a condição do organismo que influencia a direção do comportamento.

Pode-se dizer que o termo é empregado para definir o impulso interno que leva à ação. Embora o termo possa ser empregado em diferentes aspectos da vida humana, nos dias de hoje, está muito relacionado ao trabalho. Existem empresas que se preocupam em manter os seus empregados motivados a fim de garantir a sua produtividade.

Nesse sentido, outra definição para a palavra mais especificamente é a disposição de exercer um nível elevado e permanente de esforço em favor das metas da organização, desde que o esforço resulte em uma necessidade individual. A isso estariam atrelados, ainda, elementos fundamentais da motivação, como persistência e metas. Dessa forma, um trabalhador motivado trabalha com dedicação e persistência.

Devido à complexidade do tema motivação, muitos são os seus teóricos. O psicólogo norte-americano B. F. Skinner, por exemplo, estudou a motivação como um condicionamento da mente. Já o psicólogo alemão Kurt Lewin avaliou que a motivação é definida em grande parte pela influência do meio ambiente sobre o individuo.

Enquanto isso, os psicólogos norte-americanos Murray e Maslow focaram as necessidades humanas como ponto decisivo da motivação. Hoje em dia, é muito comum se usar a Pirâmide de Necessidades de Maslow, para falar sobre motivação, principalmente em empresas. Ela propõe uma classificação das necessidades em grau de urgência, sendo que todas seriam alcançadas pela motivação.