Voucher: o que é, significado, definição e conceito

Voucher é uma palavra em inglês que vem do verbo “to vouch”, que pode ser traduzido como “comprovar, confirmar ou atestar”. Assim, o voucher é um documento que funciona como um título, um recibo, um atestado de serviço ou de um determinado valor em dinheiro.

A pronúncia correta da palavra voucher é “vaucher” ou “vautcher”.

Para que serve o voucher?

O voucher pode ser usado como forma de comprovante de pagamento, cupom de desconto, ou como uma espécie de vale para qualquer que seja o benefício oferecido. Quem recebe um voucher recebe um documento que informa alguma empresa que o portador desse comprovante tem direito a algo.

Tipos de voucher

Empresas dos mais variados ramos fornecem vouchers de diversos tipos. Os vouchers são muito comuns em empresas de turismo e entretenimento, casas de show, lojas de roupa, restaurantes, academias, lojas online etc.

Se você tem um voucher de desconto, então você receberá uma redução no valor de sua compra. Se tem um voucher que comprova pagamento de ingressos, você trocará esse documento pelo ingresso de algum evento. E se você tem um voucher de compra, você poderá usar o valor atestado no documento em troca de produtos.

Uma forma muito comum de voucher hoje em dia é empresas que vendem produtos online fornecerem códigos de desconto para os seus clientes. O cliente, tendo conhecimento do código em questão (que pode ser uma palavra ou um número) insere o voucher no local indicado pelo site antes de concluir sua compra. Dessa maneira, ele terá o desconto oferecido pela empresa.

Outro tipo de voucher frequentemente utilizado é o que é fornecido por empresas para que seus funcionários possam fazer suas refeições em algum estabelecimento específico. Nesse caso, o voucher funciona como um vale que comprova ao restaurante que a empresa pagou, ou irá pagar, pelo que for consumido.