Swag: o que é, qual o significado e conceito da gíria

Swag é um termo da língua inglesa, que se tornou uma gíria, muito utilizada nas redes sociais como sinônimo de um estilo legal, maneiro, impressionante ou descolado.

No cotidiano, o termo swag é utilizado por adolescentes e jovens em toda a parte do mundo, para descrever pessoas que tem um estilo de se vestir e se apresentar descolado, com atitude. Além dos jovens, a gíria foi e é utilizada pelos rappers americanos em suas canções. Swag também pode ser considerado sinônimo de autoconfiança.

Ao longo do tempo, algumas interpretações errôneas foram associadas ao swag, como “Secretly We Are Gay” (secretamente, somos todos gays) e “Stuff We All Get” (As coisas que todos conseguimos)

Memes com swag

Após a popularização da gíria, que antes era usada apenas nos guetos americanos, o swag se incorporou em memes espelhados pela internet:

“Mister, eu INVENTEI o swag”, em referência ao personagem Carlton Banks da série Fresh Prince of Bel-Air (conhecida no Brasil como Um Maluco no Pedaço).


Swag, Leonardo DiCaprio

“Swag, alguns já nascem com ele” em referência ao ator e galã, Leonardo DiCaprio.

Swag também pode ser utilizado nos memes de forma irônica, como no exemplo abaixo:

“Quem precisa de experiência, quando você tem Swag” – meme atribuído ao então presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, durante um de seus mandatos presidenciais.