Organização: o que é, significado, definição e conceito

A palavra organização apresenta três significados básicos:

  1. Pode referir-se a maneira como objetos e informações são dispostos de forma lógica, para facilitar algum processo;
  2. Pode dar nome a uma sequência de ações e procedimentos feitos para se atingir um objetivo;
  3. Pode representar um grupo de pessoas com objetivos comuns e que trabalham juntas, combinando esforços a fim de realizarem algo comum.

A origem da palavra organização vem do termo grego “organon” e ele tem como significado “instrumento, utensílio, órgão, aquilo com que se trabalha”.

Sinônimos de organização

Os principais sinônimos da palavra organização na língua portuguesa são: disposição, arrumação, ordem, arranjo, sistema, método, gestão, formação, planejamento, gerenciamento, padrão, associação, órgão, companhia.

Exemplos de organização

Quando pensamos em organização referindo-se a uma disposição lógica de objetos e informações, podemos citar como exemplos:

  • Organização doméstica: arrumação dos itens contidos dentro de uma casa de forma a seguir padrões de disposição de objetos que tornam o dia a dia mais fácil;
  • Organização de arquivos virtuais: divisão de documentos de maneira lógica e simples para que nada se perca e os arquivos sejam de fácil acesso quando necessário.

Já quando pensamos em organização como uma sequência de ações e procedimentos, temos como exemplo:

  • Fluxogramas de trabalho: refere-se a um guia que tem como objetivo sistematizar ações e fazer com que algum processo se torne mais simples, rápido e menos passível de erros. É uma forma de uniformizar um trabalho e fazer com que toda a equipe atue em sincronia.
  • Checklist de processos: é uma lista de etapas a serem seguidas para que certa tarefa seja finalizada da forma mais rápida e eficaz possível.
  • Organização de eventos: para que um evento seja realizado, é necessário que uma série de ações sejam realizadas em preparação.

Alguns exemplos de organização no sentido de grupo de pessoas com objetivos comuns são as organizações civis como:

  • Igrejas: um grupo de pessoas que partilha da mesma religião e se reúne para prática de sua fé. Além de uma partilha de ideais, igrejas possuem uma estrutura de pessoas que fazem com que ela funcione e atue em sua comunidade.
  • Organizações Não Governamentais (ONGs): são associações sem fins lucrativos formadas por pessoas da sociedade civil que buscam promover ações em benefício de alguma causa que acreditam.
  • Partidos políticos: grupos de pessoas que partilham de um ideal e de uma ética política. Possuem uma estrutura organizada que visa promover ações variadas dentro da sociedade.