Roots: o que é, significado, definição e conceito

Roots é uma palavra do inglês que tem como significado literal “raízes”. O termo pode ser usado para referir-se a raízes propriamente ditas, como raízes de plantas ou árvores, de dentes ou de cabelo, ou a palavra roots pode ter sentido de origem ou base de algo.

Roots, ainda, é uma palavra usada para denominar um estilo musical, de moda e, até mesmo, de vida. Quem nunca ouviu o termo reggae roots? Ou ouviu a palavra ser usada para descrever uma viagem no estilo mochilão?

Para entender melhor todos os significados e usos da palavra roots, não perca este artigo!

Significado da palavra roots

Roots, no inglês, é o plural da palavra root que é traduzida como raiz. Como vimos, roots pode ter diversos significados e vamos detalhar cada um deles aqui.

Sentido literal

Quando a palavra roots atua como substantivo e é usada no sentido literal, ela tem como significado raízes propriamente ditas. Assim, refere-se a base, ao ponto de conexão de plantas, cabelo ou dentes e a qualquer outra coisa que têm, de fato, raízes.

Quando é utilizada com esse significado, a palavra roots apresenta como sinônimos em inglês: fountainheads, origins, seed, seedbeds, germs. Em português os sinônimos são: radícula, estirpe, base, pé, suporte.

Sentido de origem

Ainda como substantivo, a palavra roots pode significar origem, fonte, essência, centro ou base. Nesse caso, o termo é empregado para indicar o ponto de início de certa condição ou objeto. Por exemplo, quando dizemos que algo é a “raiz do problema”, ou quando se denomina a “música raiz”.

É desse significado que deriva o termo reggae roots e o samba de raiz. Essas expressões indicam que o tipo de música que se encaixa nesses estilos foi a fonte, a base do reggae e do samba como conhecemos hoje em dia.

Ainda com sentido de origem, a palavra roots pode denominar os progenitores de uma família, a base da árvore genealógica. Pode, também, denominar a raiz matemática de um número.

Os sinônimos de roots com sentido de “fonte, base, origem” no inglês são: bases, bottoms, bedrocks, cornerstones, foundations, grounds, groundworks, keystones, underpinnings, warps. Em português, as palavras sinônimas são: causa, origem, fonte, princípio, fundamento, agente, gerador, originador, antecedente, precedente, matriz.

Como verbo

Quando se utiliza a palavra roots como verbo, ela adquire o significado de fixar, enraizar. Ou seja, como verbo, rootsexpressa uma ação de consolidar fortemente alguma coisa, a ponto de ela ser fixa como uma raiz é presa à terra.

Em inglês, os sinônimos de roots funcionando como verbo são: beds, embeds, enroots, entrenches, fixes, impacts, implants, ingrains, lodges. Em português: enraizar, enterrar, fixar, consolidar.

Para denominar um estilo

Roots pode ser uma palavra usada para caracterizar um determinado estilo de vida. Como a própria origem da palavra infere, viver uma vida “roots” significa estar conectado com as suas origens, princípios e ideais.

Seja no modo de se vestir ou de se comportar, pessoas roots costumam ser conectadas à natureza e desapegadas de luxo, do caos de grandes cidades e do excesso de dinheiro. Pode-se dizer que são pessoas com um estilo “alternativo”  e mais simples de vida.

Normalmente, essas pessoas gostam de acampar, viajar com poucos recursos financeiros e estão mais focadas em conhecer a cultura das pessoas e paisagens naturais de cada local.