Beijo na mão: o que é, significado, definição e conceito

O beijo na mão é uma forma de demonstrar respeito a uma senhora ou uma autoridade religiosa, como um padre em uma igreja ou um sacerdote por exemplo. No passado, esse era um gesto muito utilizado e apreciado e representava a cordialidade, veneração e boa educação.

No passado, o beijo na mão se dava pela pessoa que se aproximava a pessoa que estava parada e que apresentava a mão para ser beijada. Nesta relação, a pessoa mais importante ou mais velha seria a que apresentava a mão. Os homens beijavam a mão das mulheres como forma de respeito.

Para uma mulher, o beijo na mão requer que ela eleve um pouco a sua mão, para que o cavalheiro então possa beijá-la, fazendo uma pequena curvatura. O beijo na mão entre homem e mulher é comum nos filmes e novelas de época. Nessa relação, muitas vezes, o beijo não acontece, ou seja, os lábios não tocam a mão, apenas o rosto se aproxima dela.

Na Igreja Católica, continua o hábito do beijo na mão, especialmente se o sacerdote possuir o título de bispo, só que desta vez não seria no dorso da mão e sim em seu anel, que é símbolo de sua posição na hierarquia eclesiástica. Quando a autoridade for o Papa, é necessário fazer a genuflexão, que seria dobrar os joelhos, para depois beijar o anel do Papa, que estaria sentado. Caso a autoridade esteja de pé, apenas uma grande curvatura para chegar até o anel.

Beijo na palma da mão

Acredita-se que o beijo na palma da mão tenha um significado mais romântico do que aquele dado na parte de fora da mão. O beijo na palma da mão, na maioria das vezes, pode significar que há interesse romântico e amoroso. Alguns casais acreditam que o beijo na palma da mão poderia ser guardado para quando estiverem separados.

Sonhar com beijo na mão

Já o sonho com o beijo na mão pode ter outro significado, além do que já vimos anteriormente. Alguns acreditam que em um sonho, uma pessoa que dá ou recebe um beijo na mão, estaria prestes a receber um auxílio importante em sua vida ou nos empreendimentos.