Capcioso: o que é, significado, definição, conceito e exemplos

Capcioso é uma palavra da língua portuguesa que tem sua origem do latim captiosus, termo que significa “falaz, enganador”. O adjetivo capcioso é definido pelos dicionários como “qualidade de algo ou alguém que busca enganar e induzir ao erro”.

A forma correta de se escrever a palavra capcioso é com a letra “p” muda, ou seja, sem vogal entre as consoantes “p” e “c”. Assim, a grafia “capicioso” está incorreta de acordo com as normas do português.

Qual é o significado de “Capcioso”?

Uma pessoa capciosa é aquela que age com malícia com o objetivo de enganar alguém. É uma pessoa astuta, que sabe agir de modo a obter vantagem nas situações e, para isso, usa de artifícios como a sedução, a enganação e a esperteza.

Um comportamento capcioso pode ser entendido com malicioso, maldoso, planejado para fazer com que outras pessoas cometam erros e sejam prejudicadas. Da mesma forma, perguntas capciosas são aquelas feitas com a má-intenção, com o objetivo de confundir alguém e fazer essa pessoa revelar algo que talvez não queira.

Sinônimos de capcioso

A palavra capcioso tem os seguintes sinônimos: enganador, ardiloso, astuto, maldoso, insidioso, sagaz, sorrateiro, esperto.

Antônimos de capcioso

As seguintes palavras podem ser entendidas como antônimo do adjetivo capcioso: leal, honesto, justo, bondoso, correto.

Frases com a palavra capcioso

  • “Ele tentou confundir a garota com um discurso extremamente capcioso, mas ela não caiu na lábia dele”;
  • “O estudante respondeu corretamente à pergunta da professora, embora ela tenha sido uma pergunta capciosa”;

“O ex-marido dela chocou a todos nós com o comportamento capcioso.”