Pressupost: o que é, significado, conceito e definição

O que é Pressuposto?

Pressuposto é uma palavra usada para mencionar uma hipótese ou suposição antes de ser provada. Dessa forma, constitui-se como o ato ou efeito de pressupor, em outras palavras, presumir, tendo como sinônimos as palavras pressuposição e conjectura. Pressuposto também funciona como um pretexto ou aquilo que se pretende atingir, nesse sentido, seus sinônimos mais adequados são designo e propósito.

Menos comum, mas também correto, estão as palavras projeto e plano, que são outros sinônimos cabíveis. Nesse sentido, pressuposto pode ser considerado, ainda, o que se pretende alcançar, buscar, como metas e objetivos. O termo é comum na área do Direito e, nesse âmbito, aplica-se à circunstância ou fato que é considerado um antecedente necessário de outro.

Pressuposto possui ainda outro conceito, que o define como uma desculpa ou razão dada para disfarçar o real motivo de um comportamento ou omissão, ou seja, um pretexto. Para a Epistemologia, que estuda entre outras coisas a origem do conhecimento, o pressuposto é um sistema de crenças, sendo necessário para que um valor fundamental, existencial e/ou normativo faça sentido.

Para entender melhor, pode-se comprar a apalavra com subentendido. Enquanto o pressuposto precisa de uma ideia anteriormente definida, que vai conduzir a ação, o subentendido sugere uma ideia não expressada nitidamente.

Como exemplo de pressuposto se tem a seguinte afirmação: Recebi um convite para uma festa – nesse caso, pressupõe-se que haverá comidas e/ou bebidas. Já um exemplo para subentendido é a afirmação: Acho que não vou me sair bem na prova – o subentendido é que a pessoa não estudou.