Filosofia: o que é, significado, conceito e definição

O que é Filosofia?

O termo filosofia tem origem grega, significando literalmente “amor à sabedoria”. Isso porque a palavra é formada por “philos” que tem como significado a palavra amor fraterno (também amizade e respeito entre os iguais) e “sophia” que significa, por sua vez, sabedoria (ou saber). A palavra filosofia foi criada pelo filósofo Pitágoras de Samos.

Conta a história que Pitágoras criou essa palavra para falar sobre a diferença entre deuses e homens. Enquanto os primeiros tinham como atributo a sabedoria, os segundos apenas poderiam apreciá-la, ou seja, amar a sabedoria. Ela se divide em áreas de investigação específicas, são elas: metafísica, lógica, epistemologia, ética, estética e filosofia política.

A filosofia acompanhou a história da humanidade e foi importante em diferentes momentos, sendo comum a prática da filosofia na Grécia e em outros momentos como uma atividade importante para a comunidade. Hoje em dia, a palavra filosofia é popularmente empregada para se referir à atitude reflexiva, ao gesto de pensar, em geral, de forma crítica a respeito dos valores de um grupo social.

O termo também é usado para definir uma disciplina oferecida em escolas e faculdades, que tem como objetivo conhecer a sua história, bem como colocá-la em prática. No entanto, nas Idades Antiga e Medieval, a filosofia era uma disciplina pela qual se estudavam muitos outros assuntos, entre eles, matemática, física e biologia.

Também se pode dizer que o termo significa estudar problemas relacionados à existência, à linguagem, à mente e outros. A filosofia pode ser praticada a qualquer momento, por qualquer pessoa, sendo que pessoas com formação nessa ciência possuem métodos específicos para realizar a atividade.