Sororidade: o que é, significado, conceito e definição

Conforme o feminismo foi conquistando mais espaço na sociedade e as mulheres entenderem melhor o que significa este termo, surgiram algumas palavras que são ligadas ao feminismo, como é o caso da sororidade feminina.

A princípio, parece apenas uma palavra diferente, porém, seu significado é muito importante e o ideal é que todas as mulheres praticassem sororidade entre si.

O que significa sororidade?

Você com certeza já ouviu esse termo em algum momento. Ou, ao menos, leu em alguma rede social e se perguntou o que é sororidade. A explicação é simples e até mesmo interessante. Envolve a união de um grupo de mulheres, com o objetivo de alcançar metas que elas têm em comum. Aí a ideia de ser algo derivado do feminismo.

Afinal, para conquistar seus direitos de igualdade na sociedade, as mulheres têm se unido e mostrado para as outras a importância do feminismo. Dentro da sororidade entram alguns sentimentos, como a empatia e o companheirismo.

“Sor”, o prefixo da palavra quer dizer irmã, enquanto o restante está muito ligado ao termo solidariedade. Então, a ideia é solidariedade entre um grupo de irmãs. E se levarmos em conta a luta das mulheres por seus direitos, no conceito do feminismo todas devem se considerar irmãs e não inimigas.

Como praticar a sororidade

Sabendo o que significa a sororidade, surge uma importante questão: Como posso praticar isso? A verdade é que não é nada difícil e qualquer situação em que você possa dar apoio a outra mulher, ao invés de competir com ela ou a menosprezar, já indica sororidade. Veja alguns exemplos:

Não julgar a ex de um namorado

Quando você afirma que é melhor que a ex de seu atual namorado, que ela era louca e tudo o mais, você está criando uma competição. O melhor é acreditar que eles tiveram seus motivos para terminar e que não há por que querer apontar dedos e julgar.

Apoio a uma causa feminista

No momento em que você se une a um grupo de mulheres em prol de uma causa feminista, você está praticando sororidade.

Causas que apoiam artistas mulheres

Quando uma causa decide apoiar as mulheres que trabalham com arte, seja ao atuar, pintar ou escrever, já existe sororidade. O objetivo é ajudar todas essas artistas a ganharem destaque e conquistarem seu espaço.

União das mulheres no trabalho

Quando as mulheres se unem em um ambiente de trabalho com o objetivo de derrubar o estereótipo de que “muita mulher junta não dá certo”, já estão praticando sororidade. Essa pode ser a forma de conquistarem direitos iguais neste local, provando que tem tanta capacidade quanto os homens de realizar seu trabalho.

Observar a culpa do homem em uma traição

Quando ocorre uma traição, qual é a primeira reação de uma mulher? Julgar que outra mulher foi a culpada pelo término daquele relacionamento. Geralmente é descartada a culpa do homem no caso, quando na verdade, existiu erros em ambos os lados. Do homem que traiu e da mulher que decidiu ser a amante.

Sororidade neste caso é não jogar toda a culpa da traição na amante ou outra mulher envolvida na história.

Valores ligados a esta palavra

A sororidade tem alguns valores ligados a ela, como:

Solidariedade

A ideia é que as mulheres sejam solidárias umas com as outras e com causas que precisam ganhar visibilidade.

Igualdade

A busca por igualdade na sociedade está ligada a sororidade. Inclusive, porque, o primeiro passo é parar de julgar outra mulher, para então partir na luta por seus direitos.

Lealdade

Sabe aquela ideia de que mulher é falsa uma com a outra? Isso precisa ser deixado de lado e inclusive pode ser tido como um conceito que veio da sociedade machista. No momento em que existe sororidade é preciso que a lealdade também exista.

Confiança

Por último, mas não menos importante, está a confiança. Para conseguir praticar a sororidade é preciso ver outras mulheres como suas aliadas em uma luta e não como inimigas.

Por que a sororidade é tão importante?

O significado de sororidade por si só já nos mostra o quanto esse termo é importante. As mulheres estão sempre na luta para mostrar que são tão capazes quanto os homens, porém, muitas vezes esquecem da importância de estarem unidas na luta pela igualdade de direito entre os sexos.

Quanto mais sororidade existir, mais fácil fica essa luta e a transmissão dos ensinamentos feministas.