Ranço: o que é, qual o significado da gíria e exemplos

Quando se sente raiva, desprezo ou indiferença por alguém a palavra a ser usada para descrever esse sentimento é ranço. Contudo, nem sempre foi assim. A palavra, originalmente, significa comida gordurosa com cheiro e gosto desagradável. Lembra de antigamente quando alguém se referia a um alimento com a frase “comi aquela carne e fiquei com um gosto de ranço na boca”? Pois é, essa mesma sensação desagradável passou a ser usada para descrever pessoas e situações que de, certo modo, são intragáveis.

E como tudo está sempre pronto para ganhar um novo significado, a palavra ranço não demorou muito para se popularizar desse modo diferente. E, mais uma vez, a principal responsável pela disseminação dessa nova gíria foi a internet e as redes sociais,  especialmente o Facebook e o Instagram, já que a palavra ranço geralmente vem acompanhada de memes e hashtags. Inclusive, muitos famosos e personalidades já aderiram a onda do “ranço” e compartilham frases e situações do dia a dia acompanhados da palavra.

Os memes que fazem referência a palavra ranço geralmente apresentam figuras e imagens de personagens entediados, irônicos, com olhos revirados ou com aparente ar de irritação.

Tem como você calar a boca

A raiva passa mas o ranço é eterno

A palavra ranço também é uma forma de demonstrar tédio, cansaço, repulsa ou até mesmo nojo de algo ou alguém. A frase “peguei ranço” é um exemplo do uso dessa palavra nessas condições. Veja abaixo algumas frases que usam o termo ranço:

Peguei ranço dela desde que nos encontramos ontem

Estou com ranço dele que não posso nem ver

Odeio que mintam para mim, fico com ranço

Não sinto ódio, sinto é ranço mesmo
A palavra ranço também está fazendo moda. O termo passou a estampar camisetas por aí, basta dar uma passeada pelas ruas ou em alguma loja de roupas para ver o “ranço” estampado nas peças em letras maiúsculas e garrafais.

E você, já aderiu a essa nova gíria também?