Senpai: o que é e o que significa em japonês

Senpai é um termo japonês escolhido para designar e se referir a alguém por quem você tem grande admiração e respeito, no geral, pessoas mais experientes que você.

A palavra é muito usada como forma de tratamento relacionada à importância, idade e até cargo que uma pessoa possui a mais que você. O termo vale para se referir à professores, mestres, líderes, mentores ou outro alguém em que seu objetivo seja ser igual essa pessoa no futuro, por exemplo.

O termo é muito comum nos Animes e histórias japonesas, mas também passou a ser usado no universo real e nas redes sociais.  Passou a ser cada vez mais utilizado em escolas, centros de treinamento e empresas. Também é muito usado quando o Kouhai– palavra em japonês para se referir ao aluno, ao aprendiz – se apaixona pelo Senpai e deseja muito que esse amor platônico passe a ser correspondido. Com isso, o número de memes e citações da palavra Senpai ganhou um grande volume na web.

Senpai Notice ME

Meme Sepai Notice Me (Perceba a minha presença)

Mas de um modo geral, o certo é utilizar o termo Senpai para se referir de forma respeitosa à uma pessoa mais velha e mais experiente do que você. Por exemplo, se uma pessoa acaba de entrar em um curso e deseja muito sair de lá com a mesma linha de pensamento que o seu professor ou mestre, ela se refere a ele como Senpai. O mesmo vale para uma pessoa que acabou de entrar na empresa e deseja crescer profissionalmente, admirando um de seus colegas que já está há mais tempo neste local de trabalho ou seu líder. Essas pessoas se tornam, para ela, seu Senpai.

O Senpai passa a ter, de certa forma, alguma responsabilidade sobre o aprendizado do Kouhai. Passar os ensinamentos sobre o trabalho que está sendo desenvolvido ou sobre as atividades que estão sendo realizadas, da melhor maneira possível, passa a ser sua “obrigação”. Tornar o Kouhai um adulto ou um profissional mais completo é uma das principais tarefas do Senpai. Porém, chamar alguém de Kouhai não é muito comum. Isso porque a utilização do termo se refere a uma pessoa como inferior a você, algo humilhante ou insultante.

No Japão, por exemplo, o relacionamento entre o Kouhai e o Senpai é tão distante que fica claro que existe uma certa “separação” entre as duas classes, algo como um nível social diferente para os dois.

Outro ponto importante para citar é que nem sempre há uma diferença grande de idade entre o Senpai e o Kouhai, isso porque a pessoa nem sempre precisa ser muito mais velha que você para que você tenha grande admiração por ela.