Gata borralheira: o que é, significado, definição e conceito

A Gata Borralheira é um conto escrito por Charles Perrault e tornou-se uma das histórias de conto de fadas mais conhecidas do mundo: Cinderela.

Nesse conto, Cinderela, a gata borralheira, é uma menina que perdeu a sua mãe e vive com a madrasta e com as filhas dela. Cinderela é uma moça muito bonita e que é desprezada dentro de casa por sua madrasta.

Cinderela também é obrigada a trabalhar em serviços domésticos, como se fosse uma criada. Durante a história, a garota supera as dificuldades de sua vida, se apaixona à primeira vista por um príncipe e conta com a ajuda de uma fada madrinha para terminar o conto feliz para sempre.

Significado de gata borralheira

Um significado literal da expressão é “mulher suja de cinzas” e essa interpretação vem da origem do termo que foi utilizado no conto de Charles Perrault.

Um significado mais amplo define gata borralheira como “mulher que realiza serviços domésticos, por obrigação ou por ser forçada a isso”. Essa interpretação também vem da história da jovem Ciinderela.

No Brasil, a expressão gata borralheira também é usada para se referir a uma garota que seja atrapalhada ou muito confusa.

Origem do termo gata borralheira

A origem de “gata borralheira” vem da palavra borralha que é o nome dado às cinzas e ao lixo produzido por uma lareira. Na história escrita por Charles Perrault, Cinderela era obrigada a limpar essas borralhas e acabava por ficar muito suja, uma vez que as cinzas manchavam suas roupas e o seu corpo de uma cor escura.

O local onde eram guardadas essas cinzas e resíduos provenientes de lareiras e fornos a lenha era chamado de borralheira. Assim, o termo gata borralheira remete a uma jovem muito bela que, por ser obrigada a realizar serviços do lar, vivia sempre suja e vestida com roupas rasgadas.