Hipérbole: o que é, significado, definição e conceito

O que é hipérbole? Talvez você ainda não saiba a resposta exata dessa pergunta, mas com toda certeza já usou expressões do tipo “morrendo de frio”, “azul de fome”, “caindo de sono”, não é mesmo? Pois então, fique sabendo que em todos esses momentos você fez uso desse recurso estilístico chamado hipérbole. Não entendeu muito bem ainda o que isso significa? Não se preocupe, vamos explicar tudo logo a seguir, confira:

Conceito e significado de hipérbole

Hipérbole é uma figura de pensamento usada para destacar ou evidenciar um sentimento através do exagero.

A hipérbole demostra algo intenso, sentido ou vivenciado, e que dificilmente consegue ser expressado de maneira satisfatória por palavras. Daí a necessidade do exagero para se fazer compreendido.

Etimologicamente, a palavra hipérbole tem origem grega e o seu significado vem da junção das palavras “hiper”, que significa “sobre” “por cima”, e “bole”, que por sua vez quer dizer “atirar” “lançar”. Assim, hipérbole pode ser compreendida como “algo que é lançado alto, distante”, ou seja, nada mais, nada menos do que essa noção de exagero expressa em uma fala ou texto, capaz de enriquecê-lo e torná-lo mais facilmente compreendido e assimilado.

Veja a seguir alguns exemplos de hipérbole comuns no cotidiano:

  • Eu já te expliquei milhões de vezes como se faz isso;
  • Ela levou horas se arrumando para sair;
  • Buscaria até as estrelas do céu para te fazer feliz;
  • Estou aqui te esperando ha séculos.

Como é possível notar, todas essas frases tem em comum a ideia do exagero como modo de intensificar uma ação ou sentimento, por mais que isso não corresponda com a realidade, afinal é impossível pegar uma estrela ou, então, esperar alguém por séculos.

Os exemplos acima também permitem notar que a hipérbole é muito utilizada para ironizar situações e gerar sarcasmo.

Para poetas, artistas e compositores, a hipérbole é uma fonte riquíssima de inspiração. Muitas músicas, poemas e obras de arte já foram produzidos com base no exagero com o principal objetivo de destacar a intensidade e importância de um determinado sentimento. O trecho da música a seguir, da Banda Barão Vermelho, e um ótimo exemplo, confira:

Por você eu dançaria tango no teto

Eu limparia os trilhos do metrô

Eu iria a pé do Rio a Salvador

Eu aceitaria a vida como ela é

Viajaria a prazo pro inferno

Eu tomaria banho gelado no inverno

Por você eu deixaria de beber

Por você eu ficaria rico num mês

Eu dormiria de meia pra virar burguês (…)

A publicidade também se beneficia muito da hipérbole, uma vez que consegue enaltecer e super valorizar seus produtos por meio dessa ideia de exagero, como , por exemplo, quando uma pessoa consegue sair voando após tomar um energético ou uma criança que ganha super poderes graças a um achocolatado.

Vale mencionar ainda que a hipérbole é uma das figuras de linguagem mais utilizadas no cotidiano e que se faz muito presente no vocabulário popular, tanto de modo falado, quanto escrito.