IMC: o que é, significado, definição e conceito

O que é IMC?

IMC é um sigla que significa Índice de Massa Corporal. Por sua vez, esta é uma medida de referência internacional reconhecida da Organização Mundial da Saúde (OMS). O IMC mede o nível de gordura no corpo de cada pessoa.

Trata-se de um cálculo simples e fácil de se fazer, permitindo uma avaliação genérica do risco de obesidade de uma pessoa.

Para calcular o IMC, divida o peso da pessoa (massa) pela sua altura ao quadrado. O peso deve utilizar kg (quilogramas) e a altura m (metros).

Logo, a fórmula do IMC é = peso / (altura x altura). Vejamos o exemplo: um indivíduo que pesa 72kg e mede 1,75 metros téra um IMC resultante de 23.51 – ( 72 / 1,75 x 1,75 ). Seguindo os índices padrões, esta pessoa tem um peso considerado normal para sua altura.

Vejamos abaixo os dados de referência do IMC:

ValorCategoria
Menor que 18,5Abaixo do peso
Entre 18,5 e 24,9Normal
Entre 25,0 e 29,9Excesso de peso
Entre 30,0 e 34,9Obesidade Leve (Grau I)
Entre 35,0 e 39,9Obesidade Severa (Grau II)
Maior 40,0Obesidade Mórbida (Grau III)

Não utilize esta tabela para fazer o cálculo em crianças. Atualmente, existe o IMC infantil que possui tabela específica e própria que pode ser utilizada conforme a criança cresce. A tendência dos jovens é de emagrecer durante a fase de crescimento.

Existe também uma segunda fórmula para medir o nível de gordura corporal chamada Recíproco do Índice Ponderal (RIP). Ela é calculada através da divisão da altura (em centímetros) pela raiz cúbica do peso (em quilogramas).