Tudo posso naquele que me fortalece: entenda o significado da frase

A frase bíblica “tudo posso naquele que me fortalece” foi escrita pelo apóstolo Paulo para expressar que nada é insuportável ou impossível para quem tem fé em Deus.

A famosa frase se encontra na Bíblia, em Filipenses 4:11-13:

“Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece.”

A história por trás da frase “tudo posso naquele que me fortalece”

Paulo, um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo, escreveu a frase “tudo posso naquele que me fortalece” em uma carta que enviou aos cristãos residentes em Filipos, uma cidade localizada na Macedônia. Paulo estava preso e, na carta, conta que passou por tempos de riqueza e pobreza, situações de fartura e de fome, momentos de força e de fraqueza e que em qualquer situação, sempre foi capaz de adaptar-se.

Em sua carta aos filipenses, Paulo agradece as doações que recebeu, mas reforça que as riquezas materiais pouco importam. Ele encoraja os filipenses a adotarem um estilo de vida condizente com os ensinamentos de Deus, deixando claro que a fartura e os bens materiais não devem ser uma prioridade.

Ao contar sobre suas experiências e fé inabalável, ele mostra que é possível adaptar-se a qualquer desafio e superar qualquer dificuldade, pois a sua força está em Deus.

Reflexão sobre a frase “tudo posso naquele que me fortalece”

Para interpretar qualquer passagem da Bíblia, deve-se sempre levar em conta o contexto em que foi escrita, nunca buscar seu significado de forma isolada e aleatória. Esse é o princípio fundamental da hermenêutica bíblica.

Portanto, ao refletir sobre a história do apóstolo Paulo e ler os ensinamentos da carta contida de Filipenses, percebe-se que “tudo posso naquele que me fortalece” não tem como significado o fato de nada ser impossível para quem acredita em Deus.

Essa interpretação é muito comum, porém pode ser equivocada. Quando Paulo escreve “tudo pode naquele que me fortalece”, ele não quer dizer que tem a capacidade de realizar coisas impossíveis, conseguir todos os bens que deseja ou realizar todos os seus sonhos somente porque conta com a ajuda de Deus.

Segundo interpretações mais aprofundadas, que levam em conta o contexto em que a frase foi utilizada, conclui-se que ela está mais relacionada à capacidade de superar dificuldades, porque a força para persistir e se adaptar vem diretamente de Deus.