Lobby: o que é, significado, conceito e definição

O que é Lobby?

Lobby são grupos de pressão formados por pessoas, empresas ou conglomerados, que se juntam com o objetivo interferir, pressionar e influenciar as decisões dos poderes públicos, tanto no Legislativo como no Executivo. Esta atividade também é chamada de lobbying.

No Brasil, o lobby é comumente associado a corrupção e troca de favores entre representantes dos poderes públicos e grandes empresas, que buscam defender seus interesses através da proteção estatal, entre outros. Apesar disto, em sua essência, o lobby é uma atividade lícita em que grupos se formam para defender seus interesses respeitando as leis e a ética, portanto, quando há o envolvimento de práticas escusas como o pagamento de propina, podemos definir a atividade como corrupção apenas.

No mundo, o lobby permeia entre a legalidade e a corrupção, ocupando uma posição cinzenta no meio do processo político. Nos Estados Unidos, o lobby foi institucionalizado permitindo que diversos interesses participassem diretamente influenciando as tomadas de decisões políticas.