Tênis rosa ou verde? Saiba mais sobre essa polêmica das redes sociais

Rosa e branco ou verde e cinza? Essa é uma polêmica que surgiu nas redes sociais em 2017, retornou em 2019 e, até hoje, confunde a cabeça de muita gente.

Tênis rosa ou verde se trata de uma dúvida que surgiu devido a uma foto de um tênis que, para algumas pessoas, parece rosa e branco e, para outras, parece ser das cores verde e cinza.

O site BuzzFeed realizou uma pesquisa para descobrir qual cor as pessoas enxergavam o tênis: rosa e branco ou verde e cinza. A pesquisa recebeu mais de 450 mil votos e 87% deles foi na opção verde e cinza.

Mas, então, por que as pessoas enxergam a mesma foto, do mesmo tênis, de forma diferente? Siga a leitura para descobrir qual é o mistério por trás do tênis rosa ou verde!

Tênis rosa ou verde: qual a cor verdadeira?

Algumas pessoas veem o tênis como sendo rosa, com cadarço e acabamento branco. Já outras, acreditam que o tênis tem cor cinza e acabamentos verdes. Mas, afinal, o que diz o fabricante?

Segundo a marca do tênis, as cores verdadeiras são rosa e branco. O motivo da confusão toda foi o uso de um filtro azulado na fotografia, o que gera a impressão de que o tênis é cinza e não rosa.

Ao corrigir o tom da foto, usando editores de imagem para remover o filtro, podemos confirmar que as cores reais do tênis são mesmo o rosa e o branco.

Você se lembra do vestido azul e preto (ou branco e dourado)?

Essa polêmica gerada pela cor do tênis rosa ou verde é semelhante ao viral que tomou conta da internet em 2015, quando todo mundo queria saber qual era a cor verdadeira de um vestido. Discussões por todas as redes sociais buscavam definir se o vestido era azul e preto ou branco e dourado.

A polêmica foi tão grande que, na época, a BBC usou softwares de edição e tratamento de imagens para analisar a foto do vestido e revelar sua verdadeira cor. A conclusão foi que o vestido era azul e preto, e não branco e dourado.

Por que as pessoas enxergam o tênis com cores diferentes?

A diferença de percepção de cores de cada pessoa é um fenômeno natural. Segundo especialistas, existe um fator subjetivo na maneira como as pessoas enxergam as cores. Isso significa que cada indivíduo absorve os nuances de cores e tonalidades de formas distintas de acordo com suas experiências.

No caso do tênis rosa ou verde, a foto foi modificada por um filtro e, segundo especialistas, quando imagens são alteradas digitalmente, as diferenças de saturação, iluminação, brilho e temperatura tornam essa percepção individual de cores ainda mais subjetiva.

Estudos indicam que enxergar o tênis como sendo verde, ao invés de rosa como ele de fato é, não é sinal de doença alguma. Como a percepção das cores pelo cérebro ocorre de forma diferente e subjetiva em cada pessoa, ver o tênis rosa ou verde é normal!

Especialistas, ainda, afirmam que esse fenômeno não tem nenhuma relação com qual lado do cérebro de alguém é dominante, como foi divulgado como motivo para essa diferença de percepção das cores. Portanto, ver o tênis rosa ou verde não diz nada sobre alguém ser mais sensível ou racional.