Bobo da corte: o que é, significado, conceito e definição

O que é Bobo da Corte?

Bobo da corte é uma expressão usada para designar a pessoa, geralmente, homem que trabalhava para a monarquia, sendo a sua função é a divertir o rei e a rainha. Era como se ele fosse um dos funcionários da majestade, com a diferença de que era o único que podia criticar ao “patrões” sem correr o risco de “ter a garganta cortada”, desde que fosse engraçado.

Embora seja uma figura que teve origem no Império Bizantino, é comum ser lembrado atualmente por meio de desenhos e programas humorísticos. Em geral, é mostrado que se o bobo da corte não cumprir a sua função de fazer o rei rir pode ser morto devido a sua incompetência. O personagem pode ser comparado, nos dias de hoje, com os palhaços, de certa forma.

Porém, foi no fim das Cruzadas que a figura do bobo se tornou mais popular nas cortes europeias. Já o seu desaparecimento aconteceu durante o século XVII. Para agregar comédia a sua função, era comum que o bobo usasse uniformes espalhafatosos, bastante coloridos e chapéus engraçados, pontudos e com chocalhos amarrados.

O personagem, mais recentemente, inspirou a carta coringa do baralho, bem como o famoso vilão e arqui-inimigo do super-herói Batman. O bufão ou bufo é um personagem que se assemelha ao bobo da corte, porém, o seu aspecto costuma ser grotesco e mais comum no teatro popular.

Assim como o bobo da corte, também é cômico, porém, é considerado desagradável por apontar os vícios e as características da sociedade de modo grosseiro. Às vezes, veste-se com trapos e tem aspecto sujo, já que é caracterizado pelo exagero. Outros nomes para esse personagem é Arlequim e Faustaff.