Higiene Ambiental: o que é, significado, conceito e definição

O que é Higiene Ambiental?

Higiene ambiental é um dos tipos de higiene que existe. As outras são pessoal, mental e coletiva. O termo higiene refere-se ao conjunto de práticas que conservam a saúde das pessoas, com o objetivo de evitar doenças. As técnicas podem consistir no uso de desinfetantes, esterilizantes ou mesmo com itens mais simples, como água e sabão.

A palavra higiene, de origem grega, significa hygeinos, ou seja, o que é saudável. O termo também está atrelado à deusa grega da saúde, limpeza e sanitariedade, Hígia. Já a limpeza ambiental, portanto, refere-se à limpeza do ambiente, tanto no que se refere à dentro de casa e do ambiente de trabalho como também dos espaços externos, como ruas, parques, praias, etc.

Separar o lixo e dar o destino correto a ele, varrer a casa e lavar os alimentos antes de comer são alguns exemplos de higiene ambiental. Além disso, o termo se aplica à vigilância a respeito dos fatores químicos, físicos e biológicos externos à pessoa. Nesse sentido, refere-se mais estreitamente à prevenção de doenças.

Além dos cidadãos terem hábitos em prol da saúde ambiental, os órgãos públicos também possuem as suas responsabilidades frente à questão. Alguns exemplos é tratar a água e os esgotos das cidades, bem como controlar as bactérias e demais organismos que são nocivos para a saúde.

O controle de resíduos tóxicos em uma comunidade que sofre com o vazamento de uma empresa, por exemplo, é de responsabilidade da mesma, mas deve ser fiscalizada pelo governo. Sobre os órgãos públicos também recaem os cuidados dentro dos prédios públicos.