Ratificar e Retificar: o que é, significado, conceito e definição

O que é Ratificar e Retificar?

Ratificar e retificar são duas palavras que tem a sua escrita muito semelhante e por isso podem ser confundidas na hora de serem empregadas. Enquanto ratificar é o ato de autorizar algo, retificar refere-se corrigir, de forma resumida. É bastante comum que se use o termo ratificação em processos legislativos ou tratados, os quais depois de ratificados passam a ter efeito legal.

Nos casos de leis, para que uma lei seja ratificada, é necessário que a maioria das pessoas envolvidas votem a favor da mesma, sendo que isso pode ocorrer dentro de um país com os seus representantes ou em situações internacionais, como os tratados, onde quem vota são os representantes de cada país. Além disso, o processo de ratificar uma lei prevê ainda que a mesma seja publicada no Diário Oficial, a fim de se tornar de conhecimento de toda a população.

Porém, os indivíduos no dia-a-dia também podem ratificar, nesse sentido, alguns dos sinônimos para o termo são confirmar, reafirmar, validar, prometer e outros. Um exemplo de ratificar em ocasiões informais é quando alguém concorda com o que o outro fala e informa “assino embaixo”, ou seja, ele está ratificando.

Retificar, por sua vez, é empregado em várias ocasiões, sendo que ao ser usado como arrumar, refere-se a deixar reto, deixar correto, alinhar. Também pode ser aplicado no sentido de endireitar, dispor harmoniosamente, arrumar. Emendar também é um sinônimo.

Na eletrônica, o seu significado pode se referir a mudar a corrente alternada para contínua; em geometria, definir a extensão do arco de uma curva. Em química, purificar por meio de destilação.