Underline: o que é, significado, definição e conceito

O underline ( _ ), traço baixo ou underscore é um símbolo utilizado em comunicações via informática e que tem como função separar palavras em sistemas que não reconhecem o espaço como informação válida.

O uso mais comum do underline é em endereços de e-mail e URLs, onde não se pode usar o espaço simples para separar as palavras. Por exemplo: nome_sobrenome@email.com

Na maioria dos teclados de computador, o underline é feito ao pressionar, ao mesmo tempo, as teclas “shift” e o hífen ( – ). Nos aparelhos celulares, o underline fica localizado no teclado numérico, junto a outros símbolos como +, # e *.

De onde surgiu o underline?

A origem do underline vem das máquinas de datilografia, nas quais o traço baixo era usado para sublinhar as palavras. Os datilógrafos escreviam uma frase e, então, voltavam ao início dela para sublinhá-la pressionando o botão do underline.

O underline no ASCII

O underline atualmente faz parte do ASCII, sigla que significa American Standart Code for Information Interchange ou, em português, código americano para intercâmbio de informações. Esse código foi criado para representar a unidade de informação compreendida pelos computadores.

O ASCII é uma tabela que conta com letras do alfabeto, sinais de pontuação, acentos e sinais matemáticos. O traço baixo está na posição 95 dos 255 caracteres especiais presentes na tabela.

Underline ou underscore?

Como vimos, underline e underscore significam a mesma coisa quando nos referimos ao símbolo ( _ ) no Brasil. No entanto, na língua inglesa o nome correto do caractere é underscore. Isso, porque underline para o inglês significa “sublinhado”.

Embora a origem do caractere tenha sido as palavras sublinhadas nas máquinas de datilografia, para a linguagem informática e segundo o ASCII o ato de sublinhar e o traço baixo são coisas distintas.

Portanto, se você for falar inglês, especialmente em ambientes profissionais, ao se referir ao caractere ( _ ), use a palavra underscore.