Umami: saiba o que é, significado, definição e conceito

Assim como o doce, o salgado, o ácido e o amargo, o umami é considerado um gosto básico do paladar humano.

Significado e origem de Umami

Umami é uma palavra derivada do japonês e significa “apetitoso”. No Japão e nos outros países do Oriente, o umami é considerado o gosto mais importante do paladar e ele é descrito como “um gosto delicioso que estimula a salivação”.

Conhecido no Ocidente por ser o quinto gosto básico de nosso paladar, o umami foi descoberto no Japão e divulgado para a comunidade científica no ano de 1908. Porém, quase 100 anos se passaram até que fosse reconhecido oficialmente como um dos gostos básicos do paladar humano.

Esse reconhecimento só ocorreu após cientistas identificarem, na língua humana, receptores gustativos específicos para as substâncias que compõe o sabor umami.

Quais alimentos são fonte de Umami?

Para nós no ocidente, que somos acostumados principalmente com alimentos de gosto doce e salgado, é mais difícil identificar o gosto umami nos alimentos.

Segundo especialistas, devemos treinar o nosso cérebro e o nosso paladar para que consigamos identificar o sabor umami. Você pode fazer isso ao consumir alimentos que contêm as principais substâncias do umami: ácido glutâmico, inosinato e guanilato.

Entretanto, é importante que você não tempere demais esses alimentos, pois irá confundir os sabores e o seu paladar tenderá a identificar somente os sabores mais conhecidos por você.

Alimentos ricos em Umami

  • Alga kombu, comum na culinária japonesa;
  • Tomates, principalmente quando maduros;
  • Queijos, principalmente parmesão;
  • Peixes;
  • Carnes;
  • Cogumelos.