XOXO: o que é, significado, conceito e definição

XOXO significa literalmente, hugs and kisses, ou seja, “abraços e beijos” em português. Trata-se de uma gíria popular da língua inglesa usada em todo o mundo. Em geral, usa-se o XOXO ao finalizar uma troca de mensagens informais entre amigos, para se despedir com carinho.

Na conversa entre amigos, o XOXO é utilizado para dizer: um abraço e um beijo, seja na forma de bilhete, mensagens, SMS, e-mails e aplicativos de conversas instantâneas.

A origem incerta

A origem da gíria XOXO ainda é incerta, mas existem algumas teorias que tentam explicar de onde ela veio e por qual razão as letras significam “abraços e beijos”.

A primeira delas, sugere que a letra O seria a responsável por definir o formato da boca quando se dá um beijo e a letra X seria a que se aproxima visualmente de um abraço apertado.

Já a segunda, sugere que a letra X seria a representação visual de dois lábios se tocando e a letra O seria os dois braços de duas pessoas se unindo, formando a letra.

A última teoria sugere que desde a Idade Média usava-se o símbolo da cruz ao finalizar documentos e cartas. Por fim, beijava-se o documento com o objetivo de dar fé ou como sinal de honestidade

XOXO Gossip Girl

Amplamente utilizada nos Estados Unidos, a gíria XOXO começou a fazer sucesso no mundo com a veiculação do seriado Gossip Girl. No final da apresentação do seriado, em cada episódio, ouve-se:

Where has she been? (Serena) – (Onde a Serena estava?)
And who am I? – (E quem sou eu?)
That’s a secret that i’ll never tell – (Este é um segredo que jamais vou dizer)

You know you love me – (Vocês sabem que me amam)
x.o.x.o.
Gossip Girl

XOXO Facebook

A gíria ainda aparece dentro do seleto grupo de palavras que geram animações na rede social. Como se vê na imagem abaixo, XOXO e HALI foram marcadas com a cor rosa. Ao clicar, a animação de corações aparece.